domingo, 6 de janeiro de 2013

PANTURRILHAS INCRÍVEIS!


O desenvolvimento da panturrilha é uma questão frequente entre os praticantes de musculação, tentarei esclarecer aqui algumas peculiaridades sobre essa musculatura e dicas de treinamento que podem melhorar e aumentar o rendimento do músculo.
A panturrilha em si é difícil de se desenvolver, a principal explicação é que é um músculo que tem predominância de fibras de contração lenta, enquanto que, as fibras de contração rápida são mais favorecidas a questão da hipertrofia. Por isso que a panturrilha acaba se tornando mais resistente, consequentemente mais difícil de cansá-la. Diante disso comentarei algumas dicas para se ter panturrilhas incríveis:

a)Variedades de Exercícios: Exercícios de panturrilhas sentado irá atingir a parte mais profunda das panturrilhas, que são os músculos solares. Já os exercícios realizados em pé com os joelhos estendidos, atingirá os músculos gastrocnêmios.       
b)Sobrecargas apropriadas e qualidades na execução: Nossas panturrilhas são usadas todos os dias, levando nosso próprio peso do corpo em cada passada, por isso que exercícios sem sobrecarga levando apenas o próprio peso corporal, não são suficientes para desenvolvê-las, portanto elas precisam ser submetidas a sobrecargas para serem estimuladas de forma apropriada.
c)Volume e intensidade adequados: Fazer exercícios de 3-4 vezes por semana não trará resultados significativos. Elas necessitam de mais volume e intensidade para torná-las mais desenvolvidas. Tem que colocá-las em uma situação que elas não estão acostumadas. Isto é mais séries e mais repetições do que é usado com outros músculos.

Arnold seguia uma rotina grande de exercícios para as panturrilhas, onde era realizado, 10 séries, de 10 repetições com 10 segundos de descanso entre cada série.
Isso ajuda na redução da capacidade de recuperação das panturrilhas e levam mais sangue e oxigênio a esses músculos, gerando um maior potencial de crescimento.  

Se seguir essas 3 dicas de exercícios para panturrilhas, você estará no caminho certo para criar panturrilhas incríveis! 






2 comentários:

  1. Fala Bisetto, beleza?
    Não sabia que tinha diferença entre fazer em pé e sentado. Fazia meses que só fazia sentado, por comodismo mesmo, e já nao estava notando mais evolução. Depois que li esse tópico, resolvi fazer em pé de novo. Resultado, 3 dias sem conseguir subir escada direito de tanta dor...haushaushua...fazia tempo que nao sentia a panturrilha pegar desse jeito...o negócio é sempre variar... ;)
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Beleza Lucas e você?

    Então há essa diferença sim conforme mencionei, também há uma variação no LEG PRESS, que você faz com as pontas dos pés (abdutos ou aduzidos) isso fará com que os músculos gastrocnêmios se desenvolvam, essa é mais uma variação que pode ser feita.

    Abraços!

    ResponderExcluir