sábado, 5 de janeiro de 2013

DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE TREINAMENTO EM MUSCULAÇÃO


Muitos vão às academias e não sabem diferencias os vários tipos de treinamento que são prescritos na musculação, olham em seus treinos há um certo número de séries e repetições, na série do outro tem um outro número de série e repetições e as vezes acham que isso foi vontade do professor em colocar mais séries que o necessário.

Mas não é isso!!!

Cada tipo de treino possui suas características, como carga a ser utilizada, quantidade de série e repetições, o que não quer dizer que todos responderão da mesma forma ao treinamento como se fosse uma simples receita de bolo.
A musculação é um esporte, onde não há fórmula mágica, ela exige vontade, esforço, sacrifício, dedicação, disciplina, dessa forma o indivíduo terá evolução no treino e assim alcançando ótimos resultados. Mas sempre lembrando que cada um possui um biótipo diferente.
Segundo a ACSM, cada tipo de treino possui suas especificidades conforme suas aplicações, e aos resultados a serem alcançados.

Hipertrofia
A definição mais básica é o aumento da secção transversa do músculo, ou seja, bem a grosso modo, é o aumento do diâmetro da musculatura como um todo, normalmente notamos com a aferição dos perímetros do indivíduo.
O treino de hipertrofia tem como recomendado para sua prática o uso de repetições entre 8 a 12, o número de séries entre 1 e 4 séries, um tempo de recuperação de 1 a 2 minutos, e a carga utilizada entre 60-80% de 1RM (repetição máxima). 

Força
Esse tipo de treinamento, visa realizar a contração muscular gerando o máximo de energia possível, ou seja, o máximo de força em uma contração.

No treino de força, pode-se utilizar cargas de 100 a 80% de 1RM, com repetições em torno de 1 a 4, e p tempo de descanso de 2 a 5 minutos, procurando sempre realizar o movimento completo trabalhando além dos músculos, articulações e ligamentos.
Resistência Muscular
O treino de resistência muscular, tem como objetivo conseguir realizar o trabalho por um tempo prolongado com o mínimo de prejuízo à musculatura e ao movimento, suportando por um tempo maior o acúmulo de metabólitos.

O treino de resistência, tem como características o uso de cargas leves, de 40 a 60% de 1RM, séries de 1 a 3, e repetições acima de 15, com tempo de recuperação menores que 1 minuto e 30 segundos, levando o organismo a se acostumar com o acúmulo de metabólitos decorrentes da geração de energia para a realização do movimento.

Cada treino têm suas principais características e objetivos e por isso que deve ser acompanhado por um educador físico, para que seja estabelecido o número de repetições e assim realizando a periodização do trabalho, adequadamente ao objetivo.

Referência
ACSM 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário