domingo, 13 de janeiro de 2013

Musculação Feminina



É comum observar um número crescente de mulheres que praticam musculação como forma de melhorar a estética, a saúde, a qualidade de vida e assim buscando um corpo ideal, torneado e, teoricamente perfeito. 
Cada vez mais vemos mulheres em academias, seja treinando com pesos, fazendo trabalho aeróbio ou outro tipo de aula como Pilates, Alongamento, GAP, Combat, Running, Step, Jump ou outra qualquer.
Hoje irei falar um pouco sobre a MUSCULAÇÃO FEMININA.
Algumas pessoas acham que o treino para mulheres deve ser totalmente diferente ou até que não se deve treinar com pesos. De acordo com Drinkwater (2004.p.26) o sexo (masculino ou feminino) não tem influência na adaptabilidade dos músculos submetidos ao treinamento resistido intenso, porém a massa muscular total é menor nas mulheres devido a menor área transversal do seu conjunto de fibras musculares. 
Apesar da mulher ter diferenças hormonais, fisiológicas e anatômicas o treinamento com sobrecarga não diferencia muito do treinamento aplicado para os homens, mas existem alguns fatores que devem ser observados.
RODRIGUES, (2001, p.85), explica que: 
Uma das primeiras diferenças da mulher para o homem é a parte hormonal. A quantidade de testosterona produzida pela mulher é muito reduzida, o que não permite um grau de hipertrofia muito grande, e sua definição muscular também é menor devido à quantidade de estrógeno, que tende a uma retenção hídrica.
Alguns fisiologistas sugerem um pouco mais de volume, mas vale lembrar que a estrutura do treino, ainda assim, é muito semelhante para ambos os sexos. Todavia as mulheres objetivam o enrijecimento de algumas áreas específicas como a região entre as pernas e glúteos, por isso que os treinos tendem a se concentrar mais nestas regiões, da mesma maneira que um praticamente do sexo masculino deficiente em peitoral treina com mais ênfase este músculo.
Benefícios da musculação para mulheres      
Quando executada de forma correta e com orientação adequada, a musculação feminina pode trazer diversos benefícios. Ela ajuda a emagrecer, queimar aquela gordurinha entre outras, um treino leve de musculação é possível eliminar cerca de 300 calorias.
A prática regular dos exercícios ainda tonifica a musculatura, combate a flacidez, o corpo ganha formas definidas e melhora a postura. Com isso ocorre o aumento da massa magra e o aumento da capacidade do corpo de queimar gorduras. Além disso, a musculação ajuda a diminuir o colesterol, melhorar o fluxo sanguíneo e no combate da osteoporose, fazendo com que os ossos absorvam melhor o cálcio assim se tornando mais resistentes.
Um dos principais receios das mulheres quanto à musculação é que ao aderirem a essa prática elas acabam engordando. Músculo e gordura são tecidos diferentes. O músculo é mais denso e mais firme, enquanto a gordura é um tecido mais mole e sem forma.
Ao adquirir músculos as formas se tornam mais definidas e assim o corpo se modifica, mas isso não significa ganhar peso. Então a musculação não vai transformá-las em uma montanha de músculos. Como citei as mulheres não produzem uma quantidade de testosterona significativa, o que acaba impedindo o alto grau de desenvolvimento dos músculos.
Então, está esperando o que para treinar? Mulheres quero ver vocês treinando pesado!!!
Bons Treinos!!!

3 comentários:

  1. Mudar alguns hábitos alimentares também é importante para quem faz musculação. Fazer uma dieta variada e saudável, vai dar ao organismo
    todos nutrientes necessários para a recuperação e para o ganho da massa muscular com saúde. São muitas as evidências que uma dieta saudável pode também reduzir o risco de obesidade, doenças cardíacas, diabetes, e alguns tipos de câncer.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Rui,
    Você está correto, não adianta apenas fazer o exercício físico é necessário uma boa alimentação, hidratação e descanso, isso ajudará o organismo a manter a homeostasia e tendo uma melhor qualidade de vida.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. A musculação é hoje uma das atividades mais recomendadas seja para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular.

    ResponderExcluir