terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Biótipo e suas características




Existem três tipos corporais básicos com características morfológicas diferenciadas. A predominância do seu biótipo é uma influência genética.
Qual o seu tipo de corpo? Então vamos lá
No Aurélio, o certo é biótipo
[De bi (o)- + -tipo.].
Substantivo masculino
1. Ecol. Conjunto de indivíduos cujos patrimônios genéticos muito se assemelham. 

2. Med. Tipo constitucional. 

        Mas ele diz que a pronúncia corrente no Brasil é biotipo. Portanto, o termo tem acento, mas é pronunciado sem acento. 
Biótipo é o tipo físico que cada pessoa tem. De acordo com ele a genética de cada pessoa influencia se ela será um pouco mais cheia ou gorda, mais alta ou baixa, se terá um corpo atlético ou não.
Basicamente existem três tipos de biótipos na qual comentarei cada um.

ECTOMORFO
É naturalmente magro, com baixo percentual de gordura. Devem se concentrar em ganhar peso na forma de massa magra. O treinamento com peso deve ser feito, mas não com muita frequência ou por muito tempo em cada sessão. O peso deve ser bastante pesado e com ritmo lento (longos períodos de descanso entre as séries) Possui dificuldade em ganhar peso, quer seja de massa muscular ou gordura. Sua estrutura óssea é estreita, ombros curtos e cintura fina. Tem predominância de fibras vermelhas, sendo seu metabolismo muito acelerado o que justifica a dificuldade de ganhar peso. Diante disso o ectomorfo necessita de mais calorias diárias para manter ou até ganhar peso (juntamente com um treino pesado, breve e infrequente).

MESOMORFO
Tem o corpo naturalmente em forma com facilidade em ganhar ou perder peso, quer seja em massa muscular ou em gordura, mas para mantê-lo ou melhorá-lo devem fazer exercícios e dietas específicas para seu biótipo. O treinamento de força pode ser feito com mais frequência e com sessões mais longas. Seus treinos devem ser de moderado a forte e em um ritmo moderado, não descansado demais entre as series.  Possui estrutura óssea ideal, os ombros, contornos nas regiões do trapézio e caixa torácica são largos, cintura estreita. Suas fibras de brancas na grande maioria, geralmente são de baixa estatura. Seu metabolismo não é extremamente rápido, porém, não tem facilidades extras no acúmulo de gordura, compreendendo assim um metabolismo de velocidade média, na qual se justifica a facilidade ou dificuldade no ganho de peso, que mais dependerá de fatores como dieta, treinamento e descanso. Esse tipo de pessoa necessita de protocolos dietéticos e individualizados, assim como seu treinamento, obviamente.

ENDOMORFO
Facilidade em ganhar peso. É naturalmente pesado. Devendo ter uma maior preocupação no acúmulo de gordura adotando um estilo de vida que o mantém fora dela. O treinamento de força deve ser feito para obter uma melhor relação do músculo e gordura e, portanto, melhorar o metabolismo. Use pesos moderados a pesados o ritmo de treinamento deve ser rápido (pouco descanso entre as sereis e exercícios). É recomendado frequentemente exercícios aeróbios com complemento de treino de força para maximizar a perda da gordura.  Seus ombros, caixa torácica e cintura são largos. Apesar de ganhar peso com facilidade o peso que ganha é gordura e não músculo, sempre com dificuldade para perdê-lo. Ainda mais dificuldade em perder gordura. Suas fibras são tanto vermelhas quanto brancas, localização de gordura nas pernas, glúteos e abdômen. Tem seu metabolismo naturalmente mais lento. Vale lembrar que fatores hormonais também podem estar envolvidos nessas características. Talvez por razões hormonais o endomorfo tem certa tendência a reter uma maior quantidade de líquidos principalmente no sexo feminino, o fazendo ter aparências inchadas e muitas vezes prejudicando largamente a definição muscular.  
Porém existem casos em que pessoas não podem ser facilmente classificadas em um dos três biótipos principais. Embora existam pessoas que são especificamente ectomorfos, endomorfos ou mesomorfos, existem pessoas que estão numa categoria mista, podendo ter características de dois biótipos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário