sábado, 6 de julho de 2013

Recuperação e descanso pós-exercício físico

O corpo humano necessita de atividade física assim como necessita de descanso para que haja um perfeito sincronismo das funções vitais nos decorreres dos anos de vida de cada sujeito.
Muitas pessoas subestimam a importância da recuperação e descanso após o exercício físico muitas vezes acabam não tendo energia o suficiente para o próximo dia. Atletas em sua maioria sabem que descansar o suficiente após o exercício é essencial para um desempenho de alto nível, mas muitos ainda se sentem culpados quando tomam um dia de folga achando que não há necessidade de reparos ao corpo achando que isso o deixará mais fraco. Ai que está o erro o descanso é fisicamente necessário para que os músculos possam se reparar, reconstruir e fortalecer.
Na pior das hipóteses, pouco descanso pode levar a síndrome de overtraining – uma condição difícil de recuperar.
Quando o corpo realiza qualquer atividade que seja física, fisiológica ou mental há um gasto energético para que isso ocorra, ou seja, o nosso corpo utiliza um combustível chamado de ATP (adenosina trifosfato) para qualquer ação que ele realize. Esse gasto energético ocorre pela utilização da energia livre de um fosfato inorgânico liberado pela quebra do ATP, que posteriormente passa a se chamar ADP (adenosina difosfato), pois o ATP perde um fosfato, então para que esse ADP se restaure e forme outro ATP é necessário que o corpo humano disponha de substratos energéticos (fontes alimentícias) e repousos.
Sabendo disso explicarei o que ocorre com o nosso organismo durante a recuperação.
Em qualquer programa de treinamento o descanso/recuperação são de extrema importância, pelo fato do corpo se adaptar ao estresse do exercício e aos efeitos reais. Essa recuperação permite que o organismo possa repor os estoques de energia e reparar os tecidos danificados. O exercício ou qualquer trabalho físico provoca alterações no organismo, tais como dissolução do tecido muscular e queda dos estoques de energia (glicogênio muscular).
O tempo de recuperação permite que estes fatores sejam reabastecidos e permite a reparação de tecidos. Sem tempo suficiente para reparar e reabastecer, o organismo continuará a "estressado" com o exercício intensivo. Os sintomas de overtraining muitas vezes ocorrem por falta de tempo de recuperação. Sinais de overtraining incluem uma sensação de mal-estar geral, lentidão, depressão, diminuição do desempenho esportivo e aumento do risco de lesão, entre outros.
Outro foco importante de recuperação imediatamente após o exercício tem a ver com a reposição de reservas de energia e fluidos perdidos durante o exercício para otimizar a síntese de proteínas (o processo de aumentar o teor de proteína das células musculares, prevenindo lesões musculares e aumentando o tamanho do músculo), comendo ou bebendo algo pós-exercício.
Então lembre-se recuperação e descanso são essenciais prevenindo lesões e otimizando o treinamento.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário