domingo, 3 de fevereiro de 2013

Importância da Avaliação Física


A avaliação física consiste no processo de interpretação e classificação de medidas previamente obtidas, sendo ela ferramenta essencial que possibilita  acompanhar  o desenvolvimento de várias variáveis como % de gordura, condição aeróbia, risco de doenças cardíacas, massa magra, flexibilidade etc.
Através dela acompanhamos o desenvolvimento físico de cada indivíduo, buscando melhorar ou manter as variáveis obtidas na avaliação para atender o objetivo de cada pessoa. Geralmente a avaliação é realizada de 3 em 3 meses, tempo esse necessário para comparar a evolução individual obtida na avaliação anterior.
Os objetivos da avaliação física são: avaliar, diagnosticar, sondar, mensurar, investigar, detectar tudo em relação às capacidades, compleições, aptidões físicas, biológicas, fisiológicas, doenças e saúde. São realizados diferentes testes e avaliações para investigar os indivíduos fisicamente, os mais comuns utilizados são:
Anamnese, o processo de avaliação física inicia pela anamnese, pois é nesse momento que o profissional começa, a saber, mais a respeito do avaliado, por isso, é necessário que aproveite-o para obter o máximo de informações possíveis para  a realização dos testes e para a própria prescrição dos exercícios físicos.  
Avaliação antropométrica é o método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global. É aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008). Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são as medidas primárias (utilizadas isoladamente), como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros.
Avaliação postural é através da avaliação postural, que se pode determinar e registrar, se possível, através de fotografias, os desvios posturais ou atitudes posturais erradas dos indivíduos. Em seguida, tais erros de postura podem ser tratados ou orientados, junto aos Profs. de Educação Física em sala de musculação ou piscina.
   Para que o corpo se mantenha em perfeito equilíbrio, foi imaginada uma linha de gravidade, que atravessa o centro do corpo e que, projetada lateral e posteriormente, passa por vários pontos anatômicos.
Teste Vo2max é eficiência do sistema cardirespiratório pode ser avaliada medindo-se a potência aeróbia. Essa potência se refere à capacidade funcional do sistema de absorção, transporte, entrega e utilização de oxigênio aos tecidos durantes exercícios físicos. Todo esse processo pode ser resumido em um único nome, volume máximo ou consumo máximo de oxigênio (VO2max).
Esse VO2max é o que caracteriza fundamentalmente o conjunto de funções do sistema cardiorespiratório, e já foi uma medida muito utilizada na prescrição de exercícios aeróbios mas hoje em dia sua utilização se limita apenas a classificar indivíduos quanto a padrões de saúde.
Um resumo sobre a importância de medir o VO2max:
Ø  É aceito internacionalmente como o melhor parâmetro fisiológico para avaliar, em conjunto a capacidade funcional do sistema cardirespiratório;

Ø  É um parâmetro fisiológico e metabólico para avaliar a capacidade metabólica oxidativa (aeróbia) durante trabalhos musculares acima do metabolismo basal;

Ø  É um parâmetro ergométrico utilizado para avaliação da capacidade de trabalho do homem, em diferentes atividades ocupacionais (Medicina do Trabalho);

Ø  É um parâmetro fisiológico para prescrever atividades físicas sob forma de condicionamento físico normal (sedentários, obesos e idosos) ou sob forma de treinamento físico (preparação física de atletas) ou ainda sob forma de atividades ocupacionais no ambiente de trabalho;

Ø  É usado em estudos epidemiológicos para comparação de capacidade física entre povos e atletas.
O VO2max  pode ser  e expresso em valores absolutos em litros por minuto (l.min-1), sendo nesse caso mensurado de uma forma bruta ou relativo em mililitros por kilograma por minuto (ml.kg.-1min.-1) que para ser encontrada basta dividir a meida absoluta pela massa corporal do indivíduo avaliado.
A Tabela abaixo mostra a classificação do VO2max de forma relativa em ml.kg.-1min.-1 da American Heart Association, para homens e mulheres em diferentes idades.


Para mensurar o VO2max é necessário à aplicação de testes ergométricos que podem ser máximos e submáximos, diretos e indiretos utilizando diferentes ergômetros como a bicicleta ergométrica (mecânica ou eletromagnética), a esteira rolante, o banco de madeira, o remo-ergômetro (específico para remadores), a piscina ergométrica (específica para nadadores) entre outros que podem ser adaptados para se aproximar o máximo possível de algumas modalidades esportivas.
Para o teste direto é necessário o emprego da ergoespirometria, um procedimento que analisa de uma forma direta e precisa diversas variáveis como consumo de oxigênio (VO2), a produção de gás carbônico (VCO2) e a ventilação (VE) associada ao controle de carga, geralmente esses testes são realizados com protocolos de cargas progressivas que levam o avaliado até a exaustão. Esse tipo de analise é um procedimento mais utilizado em laboratórios devido ao custo bem elevado, e por se tratar de um teste máximo automaticamente exige a presença de um médico em sua aplicação.
Os testes indiretos em sua maioria são baseados na relação linear entre consumo de oxigênio (VO2) e freqüência cardíaca (FC), e para estimar o VO2max utiliza-se à resposta da FC relativa à sobrecarga de trabalho que o indivíduo avaliado foi submetido. Esses testes exigem menos recursos financeiros, geralmente são submáximos, os protocolos são de fácil aplicação e por isso são muito utilizados em academias, clubes e outras instituições que prestam serviços de atividade física.
Agende logo a sua, abraços!!!!

Um comentário: