terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Por que ficamos doloridos após o exercício?


Quem já não sentiu dor depois de fazer exercícios, principalmente quando se inicia ou retorna uma atividade física?
A dor é inevitável tanto para iniciantes quanto para atletas, mas o importante é saber até que ponto ela é considerada normal ou se ela é maléfica.

Se você é iniciante ou está sem praticar exercícios há um tempo, qualquer atividade física irá causar dor muscular no dia seguinte podendo se prolongar por até mais dois dias. Fato esse que o organismo precisa de um tempo para se adaptar a novos esforços.
Isso acontece porque a musculatura se adaptou a inatividade ou ao descanso prolongado “férias”, e o retorno repentino gera mais microlesões do que você pode suportar naquele momento. Por isso que o processo inflamatório dura tanto tempo, e é tão dolorido. Para retornar ao volume e intensidade de antes é preciso que você passa por uma fase de adaptação.
No sistema muscular, irá ocorrer microrrupturas nos grupos musculares solicitados durante o exercício e acúmulo de ácido láctico, gerando no organismo um processo de defesa que leva a um processo inflamatório. Além da parte muscular, você também irá sentir novas adaptações em outros sistemas como o metabólico, o cardiovascular, etc. 

 Se você fizer o mesmo treino por um determinado período (em média de 2 a 3 meses) o seu organismo irá se adaptar a intensidade do exercício feito e esta dor irá desaparecer aos poucos.

Como que surge a dor muscular?
       A Dor Muscular Tardia (DOMS) surge cerca de 8 horas depois da prática da atividade física, aumentado de intensidade nas próximas 24 a 48 horas e diminuindo progressivamente após 72 horas.


Preciso me preocupar com essa dorzinha?
Não há motivo para se preocupar, ela é perfeitamente normal, desde que esteja ocorrendo em níveis normais. Para você saber se é uma dor normal verifique os sintomas mais comuns: rigidez muscular, sensibilidade ao toque, diminuição da amplitude do movimento, incapacidade de gerar força máxima (ocasionada pela dor, e não fisiologicamente).
Se essa dor está intensa a ponto de prejudicar as atividades cotidianas, e se persistir forte após 72 horas, você deve se preocupar e procurar um médico para ver se não houve algum tipo de lesão mais séria.

Não há nada para aliviar essas dores?
Os melhores resultados até o momento são percebidos com a crioterapia (tratamento com gelo), e com a prática de atividades físicas regenerativas, ou seja, com intensidade bem mais leve que aquela que originou a dor. Faça pelo menos 2x ao dia por 10 minutos.
Algumas pessoas precisam tomar um anti-inflamatório, mas nestes casos é essencial que um médico faça a prescrição do melhor medicamento para você.
Não esqueça de fazer muito alongamento antes e depois dos exercícios, pois estes também ajudam a relaxar a musculatura depois do esforço.
     Respeite o período de repouso não treinando o mesmo grupo muscular em dias seguidos ou alternando atividades intensas com atividades moderadas em dias seguidos.


Pense nisso e Movimente-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário