segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O que é Treinamento Funcional?


O corpo humano é projetado para funcionar com uma unidade, com os músculos sendo ativados em sequências especificas para produzir o movimento desejado. Num simples movimento, vários músculos estão envolvidos e todos realizando funções diferentes. O sistema nervoso central (SNC), além de diferentes funções motoras, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos.
Com esse propósito foi criado o Treinamento Funcional, que tem como princípio de preparar o organismo de maneira íntegra, eficiente e segura através do centro corporal, chamado de CORE.
O treinamento funcional é um método de treinamento que visa o equilíbrio das estruturas musculares, a prevenção de lesões e a melhora da performance do atleta. Além disso, treina os movimentos, e não somente os músculos, através de movimentos multiarticulares e multiplanares e do envolvimento da propriocepção, criando sinergia entre os segmentos corporais e entre qualidades físicas possibilitando o indivíduo produzir movimentos mais eficientes através das características inconfundíveis como: 

Transferência de treinamento: Quando maior a semelhança do treino com a atividade, maior será o ganho na transferência;
Estabilização: Estimulação do sistema proprioceptivo e a capacidade de reação;
Exercícios multiarticulares: Desenvolvimento da capacidade de estabilização e coordenação intramuscular necessária para a atividade específica;
Desenvolvimento da sinergia muscular: Trabalho mútuo de vários músculos para conseguir uma ação coordenada das articulações.  

No treinamento funcional o trabalho muscular não é realizado isoladamente, isto é, os exercícios são executados de forma global (forma em que a musculatura é exigida nos movimentos do dia-a-dia ou de um esporte específico). Assim, toda a cadeia muscular é fortalecida, gerando mais força, potência muscular, estabilidade, equilíbrio e coordenação motora
Utilizando a periodização proposta pelo NASM (National Americam Sports Medicine) e respeitando a individualidade biológica e a especificidade objetivada de cada um dentro dos princípios do treinamento desportivo, os movimentos que compõem o treinamento funcional, realizados sobre uma biomecânica corporal correta, claramente poderão trazer os benefícios desejados pelo praticante, seja este um atleta, um indivíduo fisicamente ativo ou uma pessoa sedentária que deseja ingressar na atividade física.  
São vários os benefícios que esse tipo de treinamento trás ao corpo humano e também à mente entre eles:

·        Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
·        Melhora da postura;
·        Melhora da lateralidade corporal;
·        Aumento da eficiência dos movimentos;
·        Melhora da resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular);
·        Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;
·        Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

         O treinamento funcional é a melhor maneira para quem busca entrar em forma. Com um programa de treinamento motivador e dinâmico, esse tipo de treinamento garante resultados de curto prazo e longa duração!
         Melhore seu corpo, com exercícios funcionais que trazem resultados no seu dia-a-dia.
Ø O programa se adapta a você e suas necessidades;
Ø Treine diversas habilidades motoras;
Ø Ganhe saúde, performance e o corpo do seus sonhos;
Ø Treine movimentos e não apenas músculos;


      Então vale lembrar que o treinamento funcional busca aperfeiçoamento da sua capacidade funcional, mas antes é necessária uma avaliação prévia para saber quais dessas habilidades e quais padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição de exercícios, para serem estimulados corretamente.  

     Abraços!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário