domingo, 10 de março de 2013

Pliometria


Pliometria gira em torno dos movimentos dos saltos. Os músculos funcionam como uma mola, isto é exercícios específicos que envolvam o ciclo alongamento-encurtamento (CAE), portanto, um rápido alongamento da musculatura seguida de uma rápida ação concêntrica. Durante a CAE é acumulada energia elástica na musculatura utilizada durante a fase concêntrica do movimento.
A pliometria pode ser executada tanto nos membros inferiores quanto superiores. Tradicionalmente tem sido associada em saltos de profundidade (SP), porém todos os tipos de saltos e lançamentos (desde que executados em velocidades) ativam o CAE podendo ser utilizados como formas de treinamentos.
O salto vertical é executado numa fração de segundos, portanto o combustível principal é a via metabólica do ATP-CP (creatina-fosfato). Dessa forma é importante aumentar a capacidade dos músculos em utilizar energia anaerobicamente.
Já na biomecânica a velocidade de execução dos exercícios deve ser específica. Exercícios como de execução lenta, como o agachamento e o leg press cobrem apenas o componente força máxima do salto vertical. Já o levantamento olímpico exibe um padrão de movimento muito similar ao do salto, sendo praticamente um salto com as barras nas mãos. Assim esses exercícios exigem força e velocidade, portanto colaborando cm 3 aspectos do salto: força, potência mecânica e coordenação.
WEINEK (1999) afirma que no centro de treinamento pliométrico, exercitam-se saltos de todos os tipos e em diversas combinações possíveis. A pliometria é denominada Pliometria “simples”, “pequena” ou “pura”. Ainda tem pliometria intensiva quando há obstáculos nesse tipo de treinamento.

TIPOS DE PLIOMETRIA
CARACTERÍSTICAS
Simples
Obstáculo de pequena altura
Média
Obstáculo de meia altura
Intensiva
Obstáculo de grande altura

Vantagens do Treinamento de Força Pliométrico (WEINECK, 1999)
-       Melhoria da coordenação intramuscular e rápido ganho de força em função da alta intensidade de cargas, mas sem aumento da massa muscular ou aumento de peso.
-       Este método pode ser adequado a qualquer nível de treinamento ou idade através do aumento gradual dos estímulos –pliometria pequena, média ou grande.
Desvantagens do Treinamento de Força Pliométrico (WEINECK, 1999)
         -       Alta carga psicofísica. O treinamento pliométrico intensivo é indicado para atletas de alto desempenho. Ele pressupõe um aparelho de força ativo (musculatura) e passivo (esqueleto) bem desenvolvido.

        -       Execução inadequada de treinamento pliométrico (sem aquecimento necessário, por exemplo) está intimamente relacionada a riscos de lesões. 

       Sempre procure um profissional.
             
           Abraços!
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário