sábado, 29 de junho de 2013

Osteoporose e Osteopenia

Qualidade de vida é o que se espera quando a idade avança. Uma vida ativa e livre de problemas de saúde é o ideal que muitos perseguem. Em compensação, algumas doenças que chegam com os anos e são assintomáticas e às vezes, passam despercebidas, silenciosas e nocivas é o caso da osteopenia que normalmente não manifesta sintomas ocorrendo uma evolução progressiva da massa óssea ocasionando a osteoporose.     
Então vamos lá, qual a diferença então entre osteopenia e osteoporose?
A osteopenia é um estágio anterior à osteoporose é associada à quantidade de perda óssea, porém, essa perda óssea é menor que a osteoporose.
Já a osteoporose é a diminuição da massa óssea, tornando os ossos mais frágeis, assim aumentando os riscos de fraturas após pequenas quedas. Essa fragilidade óssea pode chegar ao ponto em que ocorram fraturas espontâneas principalmente na coluna vertebral e no fêmur. A osteoporose pode ser senil, a perda de massa óssea e relacionada com a idade ou pós-menopausa que ocorre de forma mais rápida e é relacionada com a queda do hormônio estrogênio.
Existem dois tipos de tratamento para essa doença: o tratamento medicamentoso e não medicamentoso, irei comentar sobre o tratamento não medicamentoso que inclui mudanças nos hábitos de vida que inclui alimentação e exercícios físicos.
EXERCÍCIOS REGULARES
Músculos e ossos necessitam de atividades físicas para se manterem fortes, então a prática regular de exercícios físicos é muito importante para a saúde, em todas as fases da vida: durante a fase de crescimento até os 35 anos ajuda a obter um bom nível de massa óssea, já a partir dessa idade os exercícios irão contribuir para que a perda óssea seja mais lenta ou estabilize. Independente da idade os exercícios físicos melhoram a massa óssea, além de promover outros benefícios.
Mesmo quem já teve osteoporose ou tenha sofrido uma fratura deve fazer exercícios físicos e evitar uma vida sedentária.
Com relação à indicação dos exercícios citarei alguns tipos como: exercícios com carga como marcha, dança e aeróbica de baixo impacto, com relação aos exercícios com resistência pode ser utilizar pesos livres, aparelhos, ou fitas de borrachas, exercícios que fortaleçam a musculatura da coluna, tórax, ombros e abdominais e exercícios para membros inferiores  evitam uma possível queda diminuindo o risco de fratura.
Uma ótima atividade para quem tem problemas de equilíbrio é o Tai-Chi é uma forma suave de artes marciais não contém muito impacto, melhora o equilíbrio, postura e reduz as quedas.
Os exercícios ajudaram a manter a massa óssea e reduzir o risco de fraturas, melhorar a força muscular e assim permitindo uma melhor postura, melhorar o equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, fundamentais para diminuir os riscos de queda, redução nas dores crônicas da coluna.
Estudos têm mostrado que atividade física vem alterando o quadro das causas da osteoporose, então procure orientações com seu médico sobre essa doença e um professor de educação física para planejar e qualificar seus treinos.  
Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário