domingo, 19 de janeiro de 2014

HIIT - Treinos de Alta Intensidade e Curta Duração

        Normalmente quando pensamos em gastar calorias, imaginamos logo ficar um longo tempo na esteira ou bicicleta, com a ideia de que quanto mais tempo durar o exercício, maior será o gasto calórico.
        O importante no treinamento não é apenas a resistência, mas sobretudo a construção de massa muscular. O treino intervalado de alta intensidade, também chamado de HIIT (High Intensity Interval Training) garante, tal como o nome indica uma atividade física muito intensa. Pesquisas mostram que um treino intervalado de alta intensidade é um método para perder gordura e construir massa muscular, mesmo com frequência cardíaca elevada.
        O HIIT, nada mais é do que estímulos em intensidade forte a muito forte com recuperação curta, gerando um déficit na demanda de oxigênio para o nosso sistema aeróbio. Esse déficit de oxigênio durante o HIIT, resulta em um metabolismo acelerado que dura horas mesmo após o término da atividade, que é chamado de EPOC, sigla para “excess post exercise oxygen consumption” em inglês, ou na tradução livre o consumo excessivo de oxigênio após o exercício. O HIIT pode ser feito em qualquer atividade, seja na esteira correndo, na bike, no elíptico ou até mesmo com movimentos de saltos por exemplo.
        Devido ao elevado esforço, o organismo, vai necessitar gastar mais energia na recuperação muscular.
        Ao contrário do cardio normal (exercícios aeróbios) os intervalos nos treinos HIIT são mais curtos, porém, pode ser comprovado que a queima de gordura e o aumento da resistência é melhorado. A duração dos blocos de exercícios é cerca de 1-2 minutos para principiantes e pode ir até vários minutos para os mais avançados.
        Se você nunca ouviu falar sobre um treino intervalado de alta intensidade, irei comentar 10 benefícios, ou adaptações fisiológicas que seu corpo sofre quando você faz esse tipo de treinamento.

1.  FACILITA A QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL
2.  AUMENTO DA CAPACIDADE DE OXIDAÇÃO DE GORDURA
3.  CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL
4.  MELHORA O VO2MÁX
5.  PRODUZ O EFEITO AFTERBURN
6.  MELHORA A SENSIBILIDADE A INSULINA
7.  AUMENTA A PRODUÇÃO DE MITOCÔNDRIAS
8.  PROMOVE UM ESTÍMULO HORMONAL FAVORÁVEL
9.QUEIMA MAIS GORDURA COMPARADO AO TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA
10.   PERCA PESO, NÃO MÚSCULOS

        Não existe uma fórmula que se aplique a qualquer pessoa, todos os tipos de treinamentos físicos têm um objetivo, um foco, e você de optar por qual se encaixa mais seus objetivos.

        Abraços!


Referências:
Fernandez, Ana Claúdia, et.al. Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal de adolescentes obesos. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 10, Nº 3 – Mai/Jun, 2004;
Paoli, A., et al. High-Intensity Interval Resistance Training Influences Resting Energy Expenditure and Respiratory Ratio in Non-Dieting Individuals. Journal of Translational Medicine. 2012. 10(1), 237;
Tremblay, A., Simoneau, J., et al. Impact of Exercise Intensity on Body Fatness and Skeletal Muscle Metabolism. Metabolism. 1994. 43(7), 814-818.


Nenhum comentário:

Postar um comentário